Minha Vida Importa; evento promovido pela FPTO fala sobre valorização da vida dos militares em Araguaína

Evento foi um sucesso, e tratou de temáticas sensíveis e superação diária na vida dos militares no exercício da função.

Também foi um sucesso o 2º evento da Campanha de Prevenção ao Suicídio “Minha Vida Importa” da Fundação Pró-Tocantins (FPTO), nesta edição realizada em Araguaína, no dia 06.09.2024, no 3º Seminário da Fundação/Serviço de Psicologia da Região Norte da PMTO, com o curso “Guardiões da vida”, ministrado pelo Ten Cel CBMCE José Edir Paixão de Sousa, Bombeiro Militar do Ceará, organizado pela Entidade com o objetivo de promover o bem-estar e oferecer ferramentas para a superação de dificuldades emocionais, a FPTO buscou assistir os militares tocantinenses de norte a sul com a campanha, realizada em função do Setembro Amarelo, nesta edição foi extensiva às demais forças de segurança da cidade e abrilhantada pelo saxofonista Ten PM RR Do Vale.
O curso abordou temas como prevenção ao suicídio, reconhecimento de sinais de sofrimento psicológico, além de dicas sobre como buscar e oferecer ajuda. As psicólogas da FPTO, dos Colégios Militares, do CAPs e do Hospital Regional Araguaína e demais presentes no seminário foram unânimes em destacar a importância de quebrar o tabu em torno da saúde mental entre os militares e demais força de segurança presentes.

Além do Diretor presidente da FPTO, Coronel PM R/R Luiz Cláudio Benício, e do Vice Diretor Presidente da Entidade, Coronel QOBM Cléber José Borges Sobrinho, estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: CEL QOPM João Márcio da Costa Miranda
CEL PM RR Lyvya Gomes do Prado – Coordenadora da FPTO Região Norte
TEN CEL QOPM Abner Alves Martins – Comandante do Comando Regional de Policiamento da Segunda Região – CRP-2
TEN CEL QOPM Valdeonne Dias da Silva, Comandante do 2º BPM;
TEN CEL QOPM José Mário Carvalho Lemos Filho, Comandante do 9º BPM;
TEN CEL QOPM Paulo dos Santos Abadia Junior, Comandante do 14º BPM;
TEN CEL QOS Francisco Onildo Moreira Júnior, Chefe do Serviço de Saúde do 2º BPM;
MAJ QOPM José Luis Cantanhede Coêlho, Comandante da 2ª CIPM;
MAJ QOPM Elias Barbosa Silva, Comandante da 3ª CIPM e
MAJ QOPM José Carlos Da Costa Abreu, Comandante da 5ª CIPM
E Autoridades civis

Dr. Alan Reis de Almeida – Chefe da Polícia Federal
Gilson Bordigoni – Chefe substituto da Delegacia Polícia Rodoviária Federal em Araguaína
1º Ten PM RR Renilson Teixeira Galvão – Comandante da Guarda Municipal de Araguaína

Para o Coronel PM RR Benicio, o evento é de suma importância devido às preocupações que estão sendo levantadas acerca da saúde mental dos militares. “Em mais uma ação social exercida, executada pela Fundação Pró-Tocantins, tendo como parceira o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, estamos aí realizando, nessa semana, este evento, Minha Vida Importa. Por quê? Porque nós temos tido preocupações com o alto índice de companheiros que passam por estado de depressão, companheiros que têm seus problemas pessoais e que nós queremos fazer com que eles não levem a uma destinação frustrante, incidente para sua vida. Então a Fundação Pró-Tocantins procura valorizar a vida dos seus parceiros, dos seus beneficiários e programa como esse, com certeza, iremos repetir, tanto aqui, palmas como em outras unidades”, disse ele.

Para o Tenente-coronel PM Abner, comandante do CRP-2, o evento foi de suma importância para que os militares se fortalecerem emocionalmente. “Estamos aqui hoje num evento patrocinado, organizado pela Fundação Pró-Tocantins. Nós temos aqui o efetivo de toda a nossa regional, do CRP2, região norte, contemplando as nossas unidades. É uma palestra voltada para a valorização da vida dentro do Setembro Amarelo, onde a gente busca conhecer alguns aspectos de valorização e de incentivo ao nosso policial militar a se manter firme, juntamente com sua família e buscar melhorias de vida. Então essa palestra visa justamente essa compreensão que viver é muito bom. E hoje nós estamos aqui passando para os nossos policiais militares”, disse ele.

Na ocasião, a Coronel PM RR Lyvya Gomes do Prado, coordenadora da FPTO em Araguaína, ressaltou a importância de eventos como esse para os militares da região, e expressou gratidão e admiração a Fundação por investir na conscientização de uma temática tão sensível dentro das corporações. “Iniciando nossas ações do Setembro Amarelo com chave de ouro, com um curso de Guardiões da Vida, ministrado pelo Coronel Bombeiro do Ceará, Edir Paixão, de renome nacional, para ajudar nossos colegas em alguns sinais indicativos de algumas patologias mentais ou de melhoria do nosso bem-estar. Iniciativa da Fundação, junto com os comandos da Polícia Militar e dos Bombeiros do Tocantins, para os nossos militares e os nossos dependentes. Muito obrigada por tudo”, disse ela.
O Tenente-coronel Sidmarcos, Comandante de Segundo Batalhão de Bombeiro Militar, o tema abordado na palestra é de suma importância e incentiva os militares a falar sobre saúde mental. “Hoje, nessa manhã de sexta-feira, estamos aqui no auditório do Fórum, participando de uma palestra muito importante para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e todas as Forças de Segurança Pública, que é uma palestra voltada à prevenção ao suicídio, um tema que está presente em todas as camadas da sociedade e a Fundação Pró-Tocantins trazendo esse tema tão importante para as Forças de Segurança Pública só temos a ganhar, trazendo a saúde mental aos nossos militares, uma boa ação da Fundação Pró-Tocantins”, disse ele.