Estamos em julho, época de férias, de praias, de ir a clubes e parques. Esse mês, é o mês de juntar toda a família e se divertir, mas é importante ficar atento. Segurança vem sempre em primeiro lugar.
Nosso estado oferece muitas belezas naturais. São cachoeiras, rios e lagos maravilhosos esperando para receber milhares de turistas. Com o calor incessante, piscinas são também uma ótima opção para se refrescar. No entanto, é necessário alertar para os cuidados que todos devem ter para evitar acidentes nesses locais.
Ao chegar em um ambiente que contenha área para banho, procure sempre os guarda-vidas. Esses profissionais estão ali para te ajudar. São pessoas treinadas que conhecem os detalhes do local. Pergunte a eles como está o local de banho, procure saber sobre correntezas e os riscos que o ambiente pode oferecer.
Geralmente o horário de trabalho dos bombeiros nas praias é das 08h:00 às 18h:00. Entre na água somente durante esse período. Muito cuidado ao tentar salvar uma vítima de afogamento. Salvar alguém que está se afogando exige treinamento técnico. Se presenciar um afogamento, chame imediatamente o socorro e tente jogar objetos flutuantes em direção à vítima.
Nossos rios são lindos, mas igualmente perigosos. Não se afaste da margem. Fique em um local onde a água atinja no máximo a linha da cintura. Não tente atravessar grandes distâncias a nado (mesmo que você seja um exímio nadador). Fique sempre atento às correntezas. Se você ingeriu algum tipo de bebida alcoólica nem pense em entrar na água. Também devem manter distância da água as pessoas que acabaram de comer. São inúmeros os casos de pessoas que após uma refeição tiveram fadiga ou mal súbito. Ao entrar em qualquer tipo de embarcação, use sempre o coletes salva-vidas e só o tire quando desembarcar.
Com relação aos pimpolhos, o cuidado deve ser redobrado. Algumas praias possuem local reservado para os pequenos, mas mesmo assim, quando as crianças estiverem na água não as perca de vista nem por um segundo. Um instante de distração é o suficiente para que uma tragédia aconteça.
A média de morte por afogamento, no Tocantins, chega a 70 por ano. Seguindo as dicas que passamos aqui, você e sua família correm menos risco. Nessas férias, segurança em primeiro lugar!
Fonte: Kennedy Carneiro – Ascom