Novembro azul: “Saúde também é papo de homem”

O Novembro Azul é o mês de combate ao câncer de próstata e tem como principal objetivo alertar os homens sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens, os tumores de pele (não melanoma) estão em primeiro lugar. A estimativa, de acordo com o INCA, é de que mais de 65 mil homens sejam diagnosticados com a doença até o final de 2021 no Brasil.

Neste ano a campanha completa uma década alertando a população masculina do país sobre os cuidados em relação à saúde. O Novembro Azul 2021 aborda a saúde integral do homem que, por barreiras culturais e sociais impostas, vive de seis a sete anos menos que as mulheres.

De acordo com o médico urologista Dr. Hamilton Franco, o diagnóstico precoce, por meio do exame, é essencial para evitar maiores complicações. “A Sociedade Brasileria de Urologia recomenda iniciar o rastreio do câncer de próstata as 50 anos, mas em casos de pacientes que tenham fatores de risco (negros e que tenham familiares de primeiro grau que tenham tido câncer de próstata) podem ser iniciados aos 45. Nesses casos a orientação é de se começar aos 45 anos, tendo como periodicidade recomendada de visitas ao médico é de 1 ano”.

O médico também ressalta que o tabu criado em volta desse tema, favorece o crescimento alarmante dos casos. “Todo mundo tem receio sobre o exame do toque, e ele ainda é fundamental para avaliação”. Como fazemos o rastreio do câncer de próstata? “O rastreio é feito através do exame de sangue, o PSA, é um exame específico de próstata e pode apresentar alterações com suspeitas de câncer ou quando a próstata está maior. Por isso é importante o acompanhamento anual, para verificar como é essa elevação, se é rápida, lenta ou gradual. O exame do toque, apesar do medo e tabu que muitos tem, ele é rápido. O diagnóstico do câncer só é feito quando esse rastreio se dá positivo, aí é realizado uma biópsia da próstata.”

Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata geralmente apresenta sintomas em estágio inicial e evolui lentamente. Dessa forma, com os sintomas percebidos, deve-se procurar um médico. Os principais sintomas são:

• Diminuição do jato de urina
  • Aumento na frequência urinária
  • Sangue na urina ou no sêmen
  • Disfunção erétil
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés

É importante ficar atento aos sinais do corpo e manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento. Portanto, não deixe que o medo ou a vergonha sejam empecilhos para o cuidado com a sua saúde.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins