Nutricionista fala sobre a importância de uma alimentação saudável na infância

A 3°SGT Meire Cunha, nutricionista da Fundação Pró-Tocantins abordou tema com alunos dos Bombeiros Mirins
Entende-se que a alimentação tem papel fundamental para ter uma vida saudável, e se tratando de crianças e adolescentes toma uma proporção ainda maior, pois é a fase de crescimento dos ossos, músculos, tecidos, e o comportamento alimentar nessas fases refletirá em todas as outras etapas do desenvolvimento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a criança consuma por dia cinco porções de frutas, hortaliças e legumes. E de acordo com a OMS quase um terço do planeta, o equivalente a 2,3 bilhões de pessoas, vivem acima do peso. Por isso é importante incentivar que a criança experimente frutas, legumes e verduras desde muito cedo. É claro que nem todos os alimentos irão agradar o paladar e conforme vão crescendo, tendem a ficar muito mais críticos em relação aos alimentos que consomem.
A Nutricionista da Fundação Pró-Tocantins 3° SGT Meire Cunha esteve presente nos Bombeiros Mirins de Palmas e falou sobre a importância da educação nutricional “O documentário Muito Além do Peso, instigou as crianças e pré-adolescentes a despertarem para a quantidade de açúcar nos refrigerantes, gordura nos salgadinhos e quanto que o consumo de frutas, verduras e legumes precisa ser melhorado nesta faixa etária, para melhor concentração, aprendizado e desenvolvimento físico e mental”.
Ter uma alimentação saudável desde a infância, é a melhor forma de garantir uma qualidade de vida. Sendo assim, é importante e inserção de carboidratos, fibras, proteínas, sais minerais e água, de forma balanceada “Na hora do lanche foi explicado a importância das frutas, e que aquela refeição representa em média 15%, das necessidades diárias, portanto a maior parte é feita realmente em casa, na construção de bons hábitos à mesa, com incentivo dos pais e cuidadores”, ressaltou a nutricionista.
Uma alimentação saudável durante a infância é fundamental para que a criança tenha nutrientes suficientes para suas atividades diárias, além de prevenir doenças que são causadas por alimentos processados e sem nutrientes. A consulta com o nutricionista pode ser feita desde cedo, para evitar deficiências nutricionais, excesso de peso e doenças relacionadas.

Fonte: Giulia Galvão