Obesidade mórbida: o que é e a importância de se cuidar

A obesidade integra o grupo de doenças crônicas e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal , o que acarreta prejuízos à saúde física e emocional. A sua causa é multifatorial, que pode envolver diversos aspectos ambientais, genéticos e psciologicos. Hábitos de vida como o sedentarismo e os excessos na alimentação são alguns deles, assim como a predisposição genética para o acúmulo de gordura.

De acordo com a OMS, desde 1975, a obesidade é definida como uma doença crônica. Na classificação estatística e internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (OMS 1997), a mesma é classificada como uma doença endócrina, nutricional e metabólica. Uma síndrome crônica, a doença é definida e dada com poucas possibilidades de cura e configura-se num problema de saúde pública.

De acordo com a Nutricionista da Fundação Pró-Tocantins, 3° SGT Meire Guilherme a obesidade pode levar a diversos problemas de saúde “O ambiente obeso no organismo, é acompanhado de inflamação e pode elevar a a glicemia, a pressão arterial, o colesterol, obstruir as artérias, é um fator de risco para desencadear uma série de doenças ou distúrbios, dentre estes: Diabetes; Hipertensão; Dislipidemia; Doença Hepatica Gordurosa não Alcoólica; Problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer como o de mama.”

A obesidade é classificada, através do parâmetro de índice de massa corporal, o peso atual em KG dividido pela altura em metros ao quadrado.
Um resultado igual ou acima de 30 a 34 kg/m2 ) resulta em Obesidade grau I. Já a obesidade grau II, traduz em índice acima de janeiro após 35 a 39,99. E a grau III maior que 40kg/m2.

Mas como manter a saúde e evitar a obesidade?
O excesso de peso, pode ser trabalhado através da diminuição de alimentos de alto teor energético que não agregam na saúde (doces, refrigerantes, salgados fritos, bolos,os alimentos industrializados em geral e aumentar a atividade física.

A máxima sou um gordinho (a) saudavel se compreende a boa distribuição da gordura corporal, aumento da massa muscular que é um tecido metabolicamente ativo, ajuda na queima de gordura. NA prática de atividade física na adequação do percentual de gordura e aumento da massa muscular agrega inúmeros beneficios a saúde.
Codificar as pessoas como Gordinha ou gordinho saudável, dependendo do contexto e interpretação pode não auxiliar na mudança de hábitos alimentares e estilo de vida.” relata a nutricionista.

A maneira de se relacionar com o alimento(gula) ou com o exercício (preguiça) precisam ser investigados por uma equipe multidisciplinar, tratados e estimulados a novos hábitos e melhor qualidade de vida.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins