Orientações sobre os cuidados durante o período chuvoso

Com a chegada do período chuvoso, é importante que a população fique atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo, além de praticar algumas ações preventivas. As chuvas intensas podem trazer perigos e outros transtornos que merecem atenção e cuidados, é importante que algumas medidas preventivas sejam tomadas para reduzir o risco de danos materiais e preservar a sua segurança.

De acordo com o Major Alex Matos, Diretor-Executivo da Defesa Civil Estadual, o ponto inicial para os devidos cuidados preventivos durante o forte período de chuvas é que saibamos a localização da nossa residência, se é uma área de risco ou não e assim tomar as medidas adequadas.

• Pessoas que vivem em áreas de risco (locais próximos a rios, córregos, áreas baixas que podem ser alagadas) devem ficar atentos ao volume de chuva, se chover acima do normal.
  • As áreas que não são de risco devem ficar atentas a chuvas com descargas atmosféricas, vendavais fortes. Em caso de tempestade com descargas elétricas é aconselhado manter distância de aparelhos eletrônicos ligados na tomada e estruturas metálicas, como portas e janelas.

É importante também ressaltar os cuidados a serem tomados no trânsito:

• Fique atento ao volume de água, o ideal é que ela não ultrapasse a metade da roda do veículo;
  • Caso o volume de água for muito elevado, o ideal é retornar para um local seguro e aguardar o volume baixar;
  • Caso não haja visibilidade, vá para um local seguro e ligue o pisca alerta;
  • Em caso de impossibilidade de locomoção do veículo, o ideal é que o motorista saia do veículo e espere por ajuda.

“A Defesa Civil tem como braço de resposta o Corpo de Bombeiros e as Defesas Civis Municipais, essas duas entidades trabalham intensamente na prevenção em casos de enchentes, desmoronamento, alagamento e na atuação durante o período em que esses desastres possam acontecer. ” Ressalta o Major.

A Defesa Civil orienta as pessoas, identificando áreas de risco, passando informações, divulgando boletins e informações que possam ser apresentadas para a população, oferecendo também a preparação para enfrentamento de chuvas neste período. Essas ações são trabalhadas durante todo o ano, sendo intensificadas nos períodos que antecedem as fortes chuvas.

Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal, que fica em alerta 24 horas, por meio do telefone 153 ou pelo WhatsApp (63) 99242-3285.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins