Outubro Rosa: grupos de apoio ajudam mulheres a se fortalecerem

Apesar de todas as orientações de cuidados, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Contar com uma rede de apoio que ajude a enfrentar a doença significa cercar-se de afeto, solidariedade, informações sobre a doença e o tratamento, bem como, apoio para os sentimentos de impotência que envolvem estar doente.

Simone Caldas, de 48 anos, hoje é paciente oncológica em retorno. Diagnosticada em 2017, com um nódulo na mama esquerda, realizou todo o seu tratamento na Oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), onde teve o primeiro contato com uma das participantes do grupo Somos Mais Que Vencedoras, que na época possuía de 6 a 7 participantes e hoje conta com mais de 120 mulheres.

O grupo Somos Mais Que Vencedoras funciona como uma espécie de consultoria particular, onde mulheres com câncer se apoiam. Essa presença e o apoio, foi fundamental para a sua superação. As experiências trocadas, com quem já havia passado pelo tratamento, ajudaram para que ela conseguisse lidar com esse momento tão difícil e frágil.

“Conheci mulheres no grupo que tiveram problemas mais sérios que o meu, mulheres que tiveram câncer na gravidez, mulheres que tiveram 3 tipos de câncer, que tiveram metástase, mulheres guerreiras. Então eu sempre pensava que se elas superaram isso, eu também conseguiria superar”. Simone ainda conta sobre a troca que teve com as outras participantes do grupo. “Cada paciente chega lá com uma história, uma doença diferente, cada uma sente coisas diferentes, que exigem tratamentos diferente e mesmo assim, mantemos elas ali, firmes e fortes”.

O Grupo ajuda e ampara as participantes de inúmeras formas, pois algumas não possuem condições de arcar com todos os custos que o tratamento exige. Pensando nisso, são criados momentos de orações, doação de remédio, cestas básicas e outras ajudas que as mulheres que estão em tratamento precisam.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer Feminino é parceira do grupo SQV, e algumas participantes trabalham na Liga, apoiando e amparando pacientes, com a doação de lenços, perucas e também cestas básicas. A entidade busca sempre apoiar e fortalecer seus pacientes e atendidos.

A Presidente da Liga, Mônica Luzia Marques, reforça sobre o apoio que a Liga oferece para os pacientes “O Momento do Paciente é um projeto realizado uma vez a cada mês na Sede da Liga. Os pacientes cadastrados são convidados e participam de uma reunião festiva na Sede da Liga Feminina, onde acontecem palestras, terapia em grupo, técnicas de autoconhecimento, músicas, dança e finalizamos com um jantar ou lanche; além de presentearmos os pacientes e abrirmos espaço para que eles possam nos contar suas experiências. Há sempre um profissional convidado (coaching, psicólogo, medico, entre outros) para desenvolver técnicas e fazer a interação do paciente e voluntárias”.  Devido a pandemia de covid-19, este projeto foi suspenso em março de 2020 e ainda não voltou a acontecer, mas, a Presidente afirma que os acompanhamentos ainda acontecem.

“Em tempos de pandemia não podíamos simplesmente nos distanciar dos pacientes, então, uma equipe de voluntárias se responsabilizou por manter contato constante com eles por meio do celular. Reforçamos, também, a visita nas casas dos pacientes levando as suas doações, nunca estivemos tão perto dos nossos pacientes quanto agora, somos um apoio e isto faz muito bem aos pacientes e às voluntárias também”.

O câncer não espera e nem avisa, o que mais podemos fazer é dar apoio para essas mulheres que lutam e buscam vencer, por elas, e pelas pessoas que amam.

Quer conhecer mais sobre a Liga Feminina de Combate ao Câncer ligue para: (63) 99205-1648. Já para entrar em contato com o grupo Somos mais que Vencedoras ligue: (63) 98444-6004.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom da Fundação Pró-Tocantins