Mês da conscientização contra o câncer de mama reforça a importância dos sinais do corpo e da realização de exames de rotina.
Se inicia hoje a Campanha Outubro Rosa e a Fundação Pró-Tocantins (FPTO), reforça, não só a conscientização sobre o câncer de mama, mas também a importância do diagnóstico precoce. Além dos exames de rotina, como a mamografia, a atenção aos sinais que o corpo pode dar é uma ferramenta poderosa na detecção precoce da doença.
Atualmente o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. Estima-se que para o triênio 2023-2025, cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados por ano. Fiquem atentas aos sinais que o seu corpo dá, e garanta que sua saúde esteja em dias.
O que meu corpo está falando?
O corpo humano costuma emitir alguns sinais, no caso do câncer de mama, alguns sintomas podem ser percebidos antes mesmo de exames clínicos. É essencial ficar atenta aos seguintes sinais de alerta:
• Nódulos ou caroços nos seios ou axilas;
• Alterações na pele da mama;
• Mudanças no formato ou no tamanho da mama;
• Dor ou sensibilidade nas mamas;
• Secreção nos mamilos;
• Alterações no mamilo.
Lembre-se: o Outubro Rosa é mais que uma campanha de conscientização! A campanha reforça a importância dos sinais do corpo e da realização de exames de rotina para prevenir o avanço do câncer de mama. A mamografia, indicada principalmente para mulheres a partir dos 40 anos, pode detectar o câncer em sua fase inicial, quando as chances de cura são significativamente maiores.
Com o FA-SAÚDE você terá acesso ao médico mastologista e poderá garantir a prevenção ou o diagnóstico precoce da doença através do acompanhamento continuo. Para realizar a adesão basta se dirigir a sala do FA-Saúde na sede da FPTO, localizada na 602 Sul Av. NS 2, 443 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO.
Por Amanda Dias