Outubro Rosa; sinais e importância do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero

Em 2024, a Campanha Outubro Rosa busca estimular a conexão das mulheres com a saúde, de forma que a prevenção e o diagnóstico precoce sejam algo contínuo em suas vidas e não apenas no mês de outubro. O câncer do colo do útero, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, e, depois do câncer de mama, é a principal causa de morte por câncer entre mulheres. Em nosso país é a terceira doença mais comum na população feminina, com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025.

Esse tipo de câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos de HPV (papilomavírus humano) e pode ser prevenido com vacinação e exames regulares, como o Papanicolau. O diagnóstico precoce da doença é um desafio, devido a falta de sintomas no início da doença, fazendo com que as mulheres só descubram o problema nos estágios avançados. Mas há sinais que podem servir de alerta para a procura de um médico, veja abaixo:

• Sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual;
• Secreção vaginal anormal;
• Dor durante a relação sexual;
• Dor abdominal;
• Queixas urinárias ou intestinais.

Os sintomas acima descritos podem ser confundidos com outros problemas de saúde, mas é importante não ignorá-los e buscar avaliação médica o quanto antes. Além disso, lembre-se que é de suma importância para a prevenção e combate da doença a realização do exame preventivo todos os anos. Ficar atenta aos sinais do corpo e realizar exames regulares são passos essenciais para prevenir e combater essa doença silenciosa, mas evitável.

Com o FA-SAÚDE você terá acesso ao médico ginecologista e poderá garantir a prevenção ou o diagnóstico precoce da doença através do acompanhamento continuo. Para realizar a adesão basta se dirigir à sala do FA-Saúde na sede da Fundação Pró-Tocantins (FPTO), localizada na 602 Sul Av. NS 2, 443 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO.

As militares tocantinenses de Araguaína e região podem realizar tanto Papanicolau quanto mamografia de forma gratuita através da parceria entre FPTO com o Instituto de Prevenção do Hospital de Amor. Para agendar consultas, a paciente pode ir até o Instituto presencialmente, no endereço Rua das Colinas, nº 768 – Vila Norte, com os documentos pessoais ou pode ligar no telefone (63) 3413-6000, ou ainda pelo WhatsApp (63) 3413-6001. Os serviços oferecidos pelo Instituto de Prevenção têm o reforço da carreta móvel, que leva os exames preventivos até os municípios da nossa região.

Por Amanda Dias