Telefone

(63) 3212-3382

Pelotão AZUL da FPTO reúne policiais militares e bombeiros para sensibilizar sobre saúde do homem

Nesta terça-feira, 29, o evento Pelotão AZUL reuniu policiais militares e bombeiros no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, para compartilhar informações sobre os cuidados com a saúde do homem, em especial sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A programação contou com palestras e momentos lúdicos e buscou sensibilizar os presentes para o tema.

Estiveram presentes o Chefe do Estado Maior da PM (CHEM), coronel Edvan de Jesus Silva, a tenente-coronel da PM, Jacilene Lopes de Melo, diretora-presidente da Fundação Pró-Tocantins, a major da PM Kátia Cristina Amador da Costa, representando a Diretoria de Saúde da PM, além de demais autoridades militares e público civil.

O projeto, batizado de Pelotão AZUL, foi uma realização da Fundação Pró-Tocantins (FPTO), com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Laboratórios Sabin, dentre outros parceiros e teve como foco conscientizar o público masculino de militares e civis para que tomem as devidas precauções e cuidados sobre a saúde do homem e a importância do diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata. As ações do projeto são coordenadas pela tenente da PM, Louise Almeida, supervisora do FASAÚDE (benefício da FPTO), com o apoio das colaboradoras da unidade, soldado PM Thais Luana, enfermeira Luce Mary Lopes de Melo e demais integrantes da equipe.

O evento foi aberto pelo diretor administrativo da Fundação Pró-Tocantins, capitão da PM Isaac Lima Braga. Ele falou sobre as ações da entidade no sentido de incentivar os militares a cuidarem mais da saúde, o que é fundamental para se ter uma boa qualidade de vida tanto para os profissionais da ativa, quanto para aqueles que estão na reserva. O diretor citou ainda a importância de se desmistificar o receio que muitos homens possuem de terem acompanhamento médico regular e fazerem os exames necessários para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em seguida aconteceu uma palestra da enfermeira Dândara Bispo da Secretaria de Estado da Saúde e intervenção teatral realizada por colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Práticas de Arte-Terapia e Educação Popular da Saúde (NUPOPS) ligado à Fundação Escola de Saúde de Palmas.

Após, o médico urologista doutor Danilo Maranhão ministrou palestra e falou sobre as principais doenças que acometem os homens, seus diagnósticos e prevenções. Ao final, o Laboratório Sabin disponibilizou a aferição de pressão arterial e técnicos da Farmácia Biovida realizaram testes rápidos de glicemia no público presente.