Telefone

(63) 3212-3382

PM lança programa de prevenção à saúde do policial militar

Foi lançado na manhã desta quarta-feira, 27, o “Programa de Prevenção à Saúde do Policial Militar”, em solenidade realizada no auditório do Quartel do Comando Geral da PM (QCG), em Palmas. Na ocasião, o comandante-geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa e o diretor-presidente da Fundação Pró-Tocantins, coronel da reserva Luiz Cláudio Gonçalves Benício, assinaram a portaria que institui o programa.

O objetivo do programa foi alinhar propostas à política do Ministério da Saúde, a fim de reduzir o adoecimento e/ou mortes por doenças que possam ser prevenidas. Para tanto, serão estabelecidos periódicos de saúde para todo o efetivo, visando prevenir e/ou identificar doenças que possam comprometer a qualidade de vida dos militares.
Para o tenente-coronel Marcílio Barbosa Mendes, presidente da Junta Médica da PM, focar em estratégias de prevenção é o caminho para garantir que os militares cheguem ao fim da carreira, com disposição e saúde para usufruírem da reforma (aposentadoria).

“O militar tem que se preocupar principalmente com doenças que possam ser prevenidas ou controladas. Temos uma estatística nacional alarmante de que, o militar que chega a reserva, vive em média apenas mais cinco anos. Mas isso pode ser revertido e o papel da Saúde é atestar que ele tenha acesso aos serviços disponíveis pela instituição”, afirmou o coronel Marcílio.

Por meio da Fundação Pró-Tocantins, a Polícia Militar busca parcerias com clínicas médicas e laboratórios para ofertar ao servidor e seus familiares exames com um custo reduzido. “Temos o desafio de conseguir essas parcerias, mas creio que não será difícil, pois a instituição levará para essas empresas um grande número de pessoas”, disse o diretor-presidente da Fundação Pró-Tocantins, coronel Benício.
Promoção de ações preventivas

Em seu discurso, o comandante-geral da PM declarou que por meio do programa, os militares terão acesso a diversos benefícios implantados pela diretoria de Saúde e Promoção Social. “O nosso efetivo será incentivado a participar das propostas previstas no programa. Inclusive, ele está em construção, portanto, aberto a sugestões, críticas e mudanças”, afirmou o coronel Jaizon.

Fonte: Gisele Burjack/Governo do Tocantins