Com a chegada da temporada de praia, muitas pessoas aproveitam para relaxar ao sol, conhecer as belezas naturais tocantinenses e se refrescar em nossas praias, rios e lagos para fugir do calor. Mas o sol forte, o vento carregado de poeira e areia podem acabar danificando a visão dos banhistas. Por isso, a Fundação Pró-Tocantins (FPTO) separou dicas preciosas para que os banhistas mantenham a integridade de sua saúde ocular.
Veja baixo:
Mantenha-se hidratado
A hidratação do nosso corpo influência na produção de lágrimas e na lubrificação dos olhos. Lembre-se de consumir bastante água.
Hidrate os seus olhos
O uso de colírios lubrificantes podem ser uma excelente alternativa para prevenir a secura nos olhos. Para quem usa lentes de contato é muito importante consultar oftalmologista para evitar surpresas desagradáveis.
Use óculos de sol com Proteção UV
Os raios ultravioleta (UV) podem causar danos aos olhos, aumentando o risco de doenças como catarata e degeneração macular. É importante que, na escolha dos óculos de sol, você se certifique que o as lentes bloqueiem 100% dos raios UVA e UVB. Escolha óculos com lentes grandes o suficiente para proteger ao redor dos olhos!
Proteção contra areia
Os grãos de areia também podem significar um risco a superfície dos olhos. Use óculos de sol ou óculos de proteção para evitar danos. Se entrar areia nos olhos, lave os olhos com água limpa e não esfregue.
Cuidado com a exposição ao sol
Evite ficar exposto ao sol nos horários de pico, que geralmente ocorrem entre 10h e 16h. Procure sombras e use chapéus para se proteger melhor.
Faça Check-ups Regulares
Visite seu oftalmologista regularmente e tenha uma melhor garantia da sua saúde. Se você sentir alguma alteração, irritação ou incomodo nos olhos durante essa época do ano, visite o médico imediatamente.
Gostou das nossas dicas e está pronto para por em prática? São cuidados simples que podem fazer toda a diferença na sua saúde ocular. A FPTO deseja uma boa temporada de praia a todos.
Por Amanda Dias