A conscientização é o melhor caminho para a detecção precoce tratamento eficaz dessa doença.
Neste domingo, dia 26 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A doença ocular crônica que afeta o nervo óptico é o principal motivo de cegueira irreversível no mundo. A ocorrência é maior com o avançar da idade e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2040 pelo menos 111 milhões de pessoas devem desenvolver a doença devido ao envelhecimento da população. A incidência da doença é de cerca de 4% para pessoas em torno dos 40 anos e entre 15 a 20% para pessoas acima de 75 anos.
O Glaucoma é uma doença complexa, muitas vezes assintomática em seus estágios iniciais, e se não tratada adequadamente pode levar à perda permanente da visão. Por isso as campanhas de conscientização sobre a doença são tão importantes para educar a população. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia destaca a importância da realização dos exames anuais para identificar o glaucoma precocemente, especialmente para aqueles com fatores de risco, como idade avançada, histórico familiar da doença, pressão intraocular elevada e certas condições médicas, como diabetes.
A batalha para vencer a doença se inicia através da detecção precoce, e continua com o tratamento, que pode ser realizado de diversas formas: colírios, procedimentos a laser e cirurgias são algumas das opções disponíveis. A escolha do tratamento adequado depende do estágio da doença e das condições individuais de cada paciente.
Os beneficiários da FPTO podem ter acesso ao profissional da visão pelo nosso site na aba do FA+Saúde.
Por Amanda Dias