Quer maximizar seus treinos? Veja como sua dieta pode ajudar!

Alimentação é determinante para um bom resultado durante a prática de exercícios físicos.

Para muitas pessoas, a conquista dos resultados fitness é um sonho. São horas se dedicando a prática de exercícios físicos, seja ao ar livre ou na academia, treinos personalizados e dedicação a constância dessas atividades. Mas você sabia que a sua alimentação tem uma grande influência na batalha pelo corpo malhado? A dieta correta pode melhorar o desempenho esportivo, ajudando a melhorar a resistência, a força e a recuperação.

Se você está procurando maneiras de potencializar seus treinos, a escolha dos alimentos certos pode fazer toda a diferença. A nutricionista da Fundação Pró-Tocantins (FPTO), 3º Sargento Meire Cunha, explica que a alimentação é um fator crucial e determinante para a prática de exercícios. “A prática de exercícios físicos e alimentação andam sempre juntos. Todo o consumo ao longo do dia, é importante e a refeição antecedente ao treino é de suma importância para energia e melhoria de performance. Lembrando que a hidratação também é um fator de extrema importância durante a prática de exercício físico”, disse ela.

Segundo a nutricionista, o pré-treino demanda uma energia maior para a prática da atividade, por isso 3h antes do treino é aconselhável que sejam consumidos carboidratos complexos e proteínas de alto valor biológico, como arroz, feijão, peixe e salada, pão, ovo tomate alface, frutas vermelhas e frutas secas. Ela ressalta ainda que de 1h30 a 1h antes do treino, deve-se evitar alimentos ricos em gordura e investir naqueles que tem digestão facilitada, como pão com ricota, whey batido com frutas, crepioca (tapioca com ovo), sucos, frutas secas, batata doce cozida, beterraba cozida, frutas com granola e mel.

A profissional encerra esclarecendo que nos 30 minutos que antecedem o treino, deve-se consumir alimentos com índice glicêmico mais alto, por exemplo manga, banana, torrada, pão com geleia ou doce de leite.

Se você ainda tem dúvidas sobre como definir uma dieta especifica, visite um profissional em nutrição. Militares tocantinenses filiados a Fundação Pró-Tocantins, e seus dependentes, tem acesso a diversos benefícios na área da saúde, dentre eles o acompanhamento com a nossa nutricionista.