Fator decisivo no enfrentamento de doenças físicas, a saúde mental deve ser valorizada ao longo do tratamento.
Não é novidade que estar com a saúde mental em dias é imprescindível para a manutenção de uma boa qualidade de vida, mas a saúde mental também é um fator determinante para o enfrentamento de condições crônicas ou graves, como o câncer, doenças autoimunes e até problemas cardíacos. Segundo Barbara Fredrickson, pesquisadora na área da psicologia positiva da Universidade da Carolina do Norte, as emoções positivas, como esperança e otimismo, têm um impacto direto na saúde física, ajudando o sistema imunológico e até diminuindo a percepção da dor.
O apoio de profissionais de saúde mental é essencial no enfrentamento de uma doença. Psicólogos ajudam a lidar com as emoções negativas que surgem durante o processo de tratamento. Além disso, o acompanhamento psiquiátrico, quando necessário, pode ser fundamental no tratamento de sintomas que requerem intervenções médicas específicas.
A Fundação Pró-Tocantins (FPTO) separou dicas para quem está interessado em inserir práticas que podem auxiliar no processo de manutenção da saúde mental em seu dia a dia. Confira abaixo:
• Mindfulness
A prática do mindfulness ou atenção plena pode auxiliar na prevenção de estresse e ansiedade. Ao focar no momento presente, a pessoa consegue reduzir a sobrecarga mental, melhorando a capacidade de enfrentar as adversidades.
• Estabelecer uma rede de apoio
Ao estabelecer uma rede de apoio a pessoa a perceber que não está sozinha. Conversar com amigos e familiares ajuda a aliviar o peso emocional da doença.
• Pratica do autocuidado físico
Os cuidados destinados ao corpo impactam diretamente na manutenção da saúde mental. Atividades físicas, sob supervisão médica, podem ajudar no bem-estar e no alivio de alguns sintomas de ansiedade e depressão.
Os cuidados com a saúde mental são realizados diariamente, mas valem toda a atenção dedicada ao processo. Uma mentalidade forte é essencial para enfrentar a jornada de recuperação com coragem.
Militares beneficiários da FPTO, além de ter acesso a uma vasta gama de especialidades médicas, podem ter acesso a cuidados de saúde integrada. Para realizar a filiação, os militares tocantinenses devem se dirigir a sede da FPTO, localizada na 602 Sul Av. NS 2, 443 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO.
Por Amanda Dias