Sedentarismo: a importância de praticar atividade física

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um terço da população mundial adulta é fisicamente inativo e o sedentarismo mata cerca de cinco milhões de pessoas anualmente, desta forma dia 10 de março foi a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção da população sobre as graves consequências causadas pela falta de exercícios físicos e incentivar práticas que elevam a qualidade de vida e previnem doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. No Brasil, o sedentarismo atinge 70% da população e cerca de 300 mil pessoas morrem por ano devido a doenças associadas ao sedentarismo.

O sedentarismo é um grande inimigo da saúde e do bem-estar. Os riscos causados pela falta de movimentação são muitos, o que inclui o surgimento de problemas no coração. Um levantamento feito pelo IBGE em 2019 apontou que 40,3% da população adulta brasileira é insuficientemente ativa. Esse dado acendeu um alerta, já que o quadro contribui para o surgimento de doenças arteriais periféricas, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. A prática de atividade física pode combater essas condições. Isso porque é uma maneira de prevenir problemas cardiovasculares.

A Fundação Pró-Tocantins realiza projetos que incentivam essa prática, como o Dojo de Ouro e o Pilates. O Sargento Caetano, sensível responsável pelo Dojo reafirma a importância desse projeto para combater o sedentarismo dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado. “O projeto foi fundado em agosto de 2015 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no trabalho dos policiais praticantes, e o jiu-jitsu foi o esporte escolhido para nortear o projeto, pois é um esporte que tem técnicas de imobilizações, que podem conter os infratores. Após a implantação do projeto nós decidimos estender aos dependentes dos militares, pois requer uma grande quantidade de energia e força para executar os movimentos e essa prática esportiva contribui para a manutenção da saúde de todos os praticantes pois no Jiu-jitsu temos a filosofia de manter uma alimentação equilibrada e manter hábitos saudáveis, combatendo assim o surgimento de algumas doenças.”

Como combater o sedentarismo

É importante adotar a mudança de hábito de vida, com a inclusão de modalidades como caminhada, natação, danças, ciclismo, hidroginástica e futebol. Não há regras sobre a frequência exata, porém o ideal é fazer, no mínimo, 30 minutos de atividade diariamente, com alternância do tipo e da intensidade dos exercícios, sem sobrecarga muscular. Para isso, é importante fazer a avaliação e seguir as orientações médicas.

Exercícios para melhorar a saúde

Caminhada: não exige muitos recursos e o tempo pode ser curto e progressivo. É necessário ter cuidado com o calçado, pois precisa ser confortável e o local sem muitos obstáculos para evitar o risco de quedas. Pode iniciar com pequenas distâncias e aumentar conforme sua tolerância, podendo inclusive realizar algumas corridas. A caminhada melhora a circulação sanguínea, o condicionamento cardiorrespiratório e a postura corporal; aumenta a frequência cardíaca e reduz o inchaço, a ansiedade e o estresse.

Natação: ótima atividade para pessoas que já apresentam predisposição a doenças respiratórias (rinites, sinusites, asmas e bronquites). Promove melhor condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento e alongamento muscular e diminuição do colesterol.

Yoga: ideal para pessoas que procuram atividades de baixo impacto e mais tranquilas. Auxilia no emagrecimento; melhora a flexibilidade, a postura, a concentração e o equilíbrio; protege a coluna; diminui a pressão arterial e o açúcar no sangue, além de prevenir dores articulares.

Danças: atividade dinâmica e pode ser realizada sozinha ou em grupos. Promove melhora da coordenação motora, da autoestima; flexibilidade; reduz o estresse; aumenta os níveis de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e auxilia no emagrecimento.

Ciclismo: atividade de baixo impacto articular. Melhora o equilíbrio e a imunidade; diminui o estresse, o risco de infarto, a pressão arterial e o colesterol.