Telefone

(63) 3212-3382

Síndrome do Pensamento Acelerado, o que é?

Você já se questionou porque não consegue parar de pensar? Deita na cama e busca dormir, mas a sua mente não para quieta, ocasionando a dificuldade na rotina do sono. O excesso de informações, principalmente do ritmo acelerado dos grandes centros urbanos, pode produzir uma mente hiperpensante, agitada, impaciente, com bloqueio criativo e baixo nível de tolerância.

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é uma alteração, identificada por Augusto Cury, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental.

Os principais alvos da condição são pessoas que têm suas tarefas profissionais constantemente avaliadas e um ritmo muito acelerado de trabalho, sem poder parar um segundo sequer para evitar o comprometimento do trabalho, tais como: executivos, professores, profissionais da saúde, jornalistas, entre tantos outros profissionais.

O Dr. Carlos Romero, psicanalista da Clinico do Instituto Soul explica que doenças podem ajudar no desenvolvimento da síndrome “A depressão faz a pessoa ficar muito ligada a dores do passado e nisso a mente não para de funcionar, e a ansiedade é o medo do futuro, do incerto, daquilo que você não sabe o que vai ser e como vai ser, essas doenças causam o fenômeno da síndrome do pensamento acelerado, onde ela não consegue relaxar nem para dormir.”

A Síndrome do Pensamento Acelerado é abrangente, contínua e “contagiante”, pois caracteriza-se por vários sintomas. Entre eles, o pensamento acelerado, a fadiga excessiva, dificuldades em contemplar detalhes e pequenos estímulos da vida rotineira, flutuação do humor, dificuldades para se concentrar, aparecimento de pequenos lapsos de memória de forma frequente, insónias, irritabilidade e elevação da ansiedade.

“Por não conseguir desligar a mente e apresentar dificuldade em desacelerar o pensamento, a pessoa frequentemente sofre por antecipação.” ressalta o médico. Outra caraterística básica da SPA é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Isso porque os portadores dessa síndrome, ao pensarem demais, tendem a roubar energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro, uma energia que deveria ser utilizada nos órgãos do corpo. Mas como isso não acontece, o organismo responde com a fadiga em excesso.

Como tratar a Síndrome do Pensamento Acelerado

O tratamento para a síndrome passa por sessões de terapias com profissional adequado, além da adaptação de novos hábitos no estilo de vida. Importante incluir pausas ao longo do dia, fazer exercícios físicos e realizar atividades que lhe tragam prazer e não exijam tanto do cérebro. Modifique seu comportamento e tenha muito cuidado com a quantidade das informações que se acumulam em sua mente. Afinal, a mente não pode ser transformada em um simples depósito.

Por fim, é preciso estar atento para o estilo de vida que se leva. Apesar da aceleração da vida, não podemos acelerar a mente de forma nociva a ponto de comprometer a saúde mental. Sofrer por antecipação é o primeiro sinal de que algo está errado. Praticar um detox emocional e reduzir a exposição da mente às redes sociais é um ótimo exercício a se praticar para evitar o comprometimento do organismo.

Reservar um tempo para desacelerar o pensamento traz ganhos e benefícios importantes para a saúde do corpo e da mente. Portanto, através de novas atitudes e novos hábitos, o portador da síndrome pode, com maior facilidade, reconhecer suas emoções e promover uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins