Para quem deseja ter uma rotina saudável, é essencial saber quantas calorias são gastas no dia a dia e quantas calorias devem ser ingeridas para continuar a boa manutenção da saúde do corpo. A partir dessas informações, um profissional da área da nutrição pode formular uma dieta que auxilie a conquistar o resultado desejado, seja a queima daquela gordurinha ou a conquista da tão sonhada massa muscular.
A 3°SGT Meire Cunha, nutricionista da Fundação Pró-Tocantins, esclareceu alguns pontos para que todos compreendam a importância da ingestão correta de calorias para a boa manutenção da saúde corporal. “As calorias são responsáveis por fornecer energia para realizar nossas atividades diárias, desde as atividades mais leves, até as mais intensas. Por isso, ao ingerir a quantidade correta de calorias, você pode conquistar uma melhor qualidade de vida, tanto na manutenção do seu peso, quanto na saúde metabólica, manutenção de massa muscular e ainda conquistar um melhor desempenho físico e mental”, disse ela.
Para realizar o acompanhamento do número de calorias, os nutricionistas avaliam os seguintes aspectos:
Taxa Metabólica Basal (TMB): refere-se à quantidade de energia mínima que o corpo necessita para manter suas funções vitais em repouso em ambiente térmico neutro (sem troca de energia, seja fria ou quente). TMB corresponde a maior parcela de gasto energético diário de uma pessoa, e sofre influência de aspectos como idade, sexo, composição corporal e genética.
Gasto Energético Basal (GEB): sinônimo da TMB, o GEP também diz respeito ao consumo mínimo de energia durante o repouso. Porém, esse gasto energético é calculado quando o paciente está em jejum de aproximadamente 12 horas.
Gasto Energético Total (GET): refere-se à quantidade total de gastos energéticos de um corpo, incluindo todas as atividades físicas, metabolismo basal, digestão de alimentos e seu efeito térmico no organismo, dentre outros fatores.
Valor Energético Total (VET): o VET é um termo similar ao GET, e geralmente é calculado é calculado somando-se o GEB, considerando em sua equação o gasto energético de todas as atividades físicas realizadas durante o dia.
A 3°SGT Meire Cunha também informou que o atendimento em nutrição na Fundação está cada vez mais moderno, com a aquisição de novo equipamentos, como a balança de bioimpedância. “O aparelho de bioimpedância mensura a composição corporal, levando em consideração a quantidade de músculo, gordura e ossos, auxiliando na identificação de fatores de risco e prevenção de doenças. A aquisição dessa balança para a Fundação vai beneficiar grandemente os militares filiados a entidade”, disse ela.
A caminhada até a conquista dos seus objetivos deve ser acompanhada por um profissional da área da saúde. Visite sua nutricionista regularmente e garanta melhoria na sua saúde e no seu estilo de vida. Militares tocantinenses filiados a Fundação Pró-Tocantins, e seus dependentes, tem acesso a diversos benefícios na área da saúde, dentre eles o acompanhamento com a nossa nutricionista.
Por Amanda Dias