Um Sorriso Saudável Muda Tudo: no Dia do Dentista conheça cuidados simples que evitam problemas

A saúde bucal está diretamente ligada a manutenção da saúde do corpo.

Comemora-se hoje, 03 de outubro, o Dia Mundial do Dentista, e a Fundação Pró-Tocantins (FPTO) destaca que a saúde bucal é essencial para o bem-estar geral e a prevenção de doenças que podem afetar não apenas a boca, mas todo o organismo. Segundo a American Diabetes Association, a saúde bucal está diretamente ligada diretamente a diabetes, por exemplo.

A visita regular ao dentista e a adoção de bons hábitos de higiene são essenciais para evitar problemas como cáries, gengivite e periodontite. Além disso, é primordial que as pessoas se atentem a sinas que podem ser indicativos de doenças mais graves, como:

• Mau hálito persistente;
• Sangramento gengival;
• Dor nos dentes;
• Recessão gengival;
• Manchas ou feridas na boca; e
• Mobilidade dos dentes.

Uma das dicas mais importantes para manter a saúde bucal é a escovação correta após as refeições, o uso diário do fio dental e a visita ao dentista a cada seis meses. A FPTO, em parceria com a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros, disponibiliza atendimentos odontológicos aos militares e seus dependentes diretos em Paraíso, Palmas, Gurupi, Colinas, Guaraí, Arraias, Tocantinópolis, Porto Nacional, Pedro Afonso, Araguaína, Araguatins, Miracema e Dianópolis. Para saber mais procure as Unidades da PM nessas cidades ao entre em contato com a Diretoria de Saúde da PM (63-3218-4710) e o CISAS-BM (63- 3218-4736).

Além disso, a Entidade também realiza atendimento aos militares de norte a sul do estado através do Ondontomóvel. Para ter acesso aos benefícios que a FPTO proporciona, basta realizar a adesão na sede da FPTO, localizada na 602 Sul Av. NS 2, 443 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO.

Por Amanda Dias