A especialidade não atende apenas o público masculino, e é de suma importância para mulheres.
Comemora-se hoje, 12, o Dia do Médico Urologista, e, nesta data tão importante, a Fundação Pró-Tocantins (FPTO) busca esclarecer e desmistificar alguns conceitos sobre a especialidade. Ao contrário do que se pensa o senso comum, a urologia não é uma especialidade que atende exclusivamente o público masculino, as mulheres também podem se beneficiar do atendimento, inclusive, para elas, também é de suma importância realizar o atendimento com esse especialista.
O estigma sobre a especialidade pode estar no fato de que alguns dos tratamentos mais comuns realizados por esses profissionais são infertilidade, pedra nos rins, infecções urinárias e impotência sexual, mas a urologia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário, que inclui rins, ureteres, bexiga e uretra, além de lidar com o sistema reprodutor masculino. Algumas mulheres ainda acreditam que para tratar casos de infecções urinárias frequentes, cistites e problemas de incontinência urinária é indicado a procura do ginecologista, mas a urologia oferece uma visão complementar e focada no trato urinário. Assim, essas condições são tratadas por urologistas tanto em homens quanto em mulheres.
Além disso, doenças como o câncer de bexiga e cálculos renais podem afetar ambos os sexos, e o acompanhamento com um urologista pode ser crucial para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Assim, neste Dia do Médico Urologista, fica o alerta: tanto homens quanto mulheres devem procurar o urologista sempre que perceberem sinais de problemas urinários, garantindo mais saúde e qualidade de vida.
Para beneficiários que buscam atendimento com o urologista, basta contar com os conveniados com FA-Saúde. Consulte a lista clicando aqui.
Por Amanda Dias