Valorização da Vida; FPTO promove evento em prol da vida de militares

O curso e palestra Minha Vida Importa é uma ação de Setembro Amarelo promovida pela Entidade.

Na manhã desta quinta-feira, 5 de setembro, a Fundação Pró-Tocantins (FPTO) promoveu o evento Campanha de Prevenção ao Suicídio Minha Vida Importa, no auditório do Palácio do Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.

Na ocasião, foi ministrado o curso e palestra de Prevenção ao Suicídio Minha Vida Importa, ministrado pelo Tenente-Coronel Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. A capacitação abordou a importância da saúde mental e do apoio especializado àqueles que enfrentam dificuldades emocionais no exercício da função militar.

Para o palestrante, o curso é muito importante saber como agir em situações de risco. “Nós estamos no setembro amarelo que é um mês né, para a sensibilização da prevenção do suicídio, é muito importante que a gente tenha um conhecimento científico né para ajudar, uma observação prática, experiência para a sensibilidade, que é o objetivo. A sensibilidade com a situação de estresse, com as dificuldades dentro das relações do comportamento humano. Dentro da segurança pública a gente sabe que existe estresse aumentado, situação de risco, e aí a gente vê que estamos em risco. É importante que a gente tenha conhecimento para prevenir e para agir em circunstâncias de dificuldades”, disse o Tenente-Coronel Edir Paixão.

Marcaram presença no evento, as autoridades Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, Coronel Peterson Queiroz de Ornelas; Comandante-Geral da Policia Militar do Estado do Tocantins; Coronel Márcio Antônio Barbosa; e o Diretor de Saúde da Polícia Militar, Coronel QOPM Marciano Montelo Maranhão Monteiro. Para o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, o evento foi necessário para trabalhar a importância da vida dos militares. “O propósito principal é trazer à tona a importância da vida, a importância do nossos [serviços dos militares] serviço. Nós temos que estar bem fisicamente, bem psicologicamente para atender a sociedade. Quero agradecer e parabenizar os organizadores, e todos que estão a frente desse proposito que é valorizar a vida”, disse ele.

O Comandante-Geral da Policia Militar do Estado do Tocantins; Coronel Márcio Antônio Barbosa, ressaltou que o suicídio é um tema sensível para o meio militar, destacando que quando a corporação perde um militar para o crime, é uma vitória do crime, mas quando um militar tira a própria vida, a corporação perde para a própria corporação. “Quando um militar tira a vida, a gente fica intrigado para saber o porquê isso acontece, como comandante, vamos sempre buscar ajuda das nossas equipes, juntos com as equipes especializadas na área e tudo mais. Procurar buscar soluções para esse tipo de problema, que a gente não quer que ocorra de forma alguma. Mas é uma realidade que ocorre. Eu acho que é importante esse momento. Momento de onde a gente une todos os militares com a Fundação Pró-Tocantins para debater um assunto sensível, de extrema importância. Então fica aqui Coronel Benício, a Polícia Militar agradece por esse evento”, disse ele.

O anfitrião do evento, Diretor-presidente da FPTO, Coronel PM R/R Luiz Cláudio Benício, ressaltou a preocupação da Entidade com os militares. “Nesses 5 anos a frente da Fundação, nós tivemos a média de perca, ao que me parece, de 5 companheiros para o suicídio. Eu acho preocupante. Em razão disso, acatando a solicitação e considerando a situação, a direção da Fundação Pró-Tocantins entendeu por bem, em mais um trabalho, em mais uma ação conjunta com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que cabe sim participar efetivamente, colaborar e contribuir com a causa. E sempre que os senhores precisarem, nós estaremos lá para tal missão”, disse ele, firmando mais uma vez o compromisso em prol dos militares tocantinenses.

O evento contou com a participação de cerca de 200 militares, e foi dividido em dois momentos: a palestra do Tenente-Coronel Edir Paixão, e o Curso Minha Vida Importa, encerrando-se ao meio dia.